5 de dez. de 2011

Ceratose folicular ou pilar

É uma manifestação comum, que ocorre devido à alteração da última camada da pele, que forma “rolhas” nas aberturas dos folículos pilosos. Geralmente, surge na infância e há uma tendência familiar. A causa é genética, mas hábitos como usar roupas justas podem agravar o quadro. Pode estar associada a quadros de atopia.


É comum que, além das lesões acima citadas, os portadores de ceratose pilar apresentem a pele mais ressecada e frequentemente as bochechas avermelhadas e levemente ásperas e uma boa notícia é que geralmente as pessoas com ceratose pilar não apresentarão problemas com acne.

As áreas mais frequentemente acometidas são, em primeiro lugar, a parte externa dos braços e, depois, das coxas. A doença se manifesta pela formação de “bolinhas” endurecidas nas aberturas dos poros, que deixam a pele áspera. As “rolhas” causam a retenção da secreção sebácea podendo formar lesões semelhantes a espinhas que, algumas vezes, podem inflamar e deixar manchas escuras residuais.

Como diminuir as ceratoses dos braços?
Para diminuir a quantidade delas e deixar a pele mais lisinha com esfoliação. Recomenda-se esfoliar o corpo no máximo uma vez por semana com cosméticos suaves – ou seja, que tenham grânulos pequenos e bem redondos – para evitar que a área fique áspera e sensível.

Além disso, é importante também hidratar a região duas vezes ao dia, pois só com a esfoliação o problema pode se agravar. E lembre-se ainda de escolher produtos à base de ureia, lactato de amônia, ácido glicólico ou salicílico.

Dicas para acabar com a ceratose nos braços e no bumbum
Já existem tratamentos e produtos para acabar ou diminuir com elas, mas não tem cura. Veja o que você pode fazer em casa.


Como tratar em casa: usar sabonete em barra para pele sensível, um creme hidratante anti-inflamatório e esfoliar a pele com bucha vegetal de uma a duas vezes por semana. Você também pode passar cremes com ácido salicílico e ureia ou, em casos mais graves, ácido retinoico.

O que evitar: não use pedras-pomes e lixas para esfoliar, pois o problema volta pior depois. Evite usar roupas apertadas e de tecido duro. Não fique muito tempo sentada.

Nenhum comentário: