17 de ago. de 2014

Tratamento natural para Depressão

A depressão, hoje, é tão comum que chega a preocupar. Não escolhe idade, sexo ou condição social. Todos passamos por fases difíceis na vida, e experimentamos angústias. Estar triste não significa, porém, ser triste.

Os estudos médicos sobre esse assunto mostram que é possível reverter um quadro de depressão, mesmo o mais difícil. Aqui abarcaremos o quê de mais auxiliador vem sendo experimentado no tratamento desse distúrbio psíquico.


O que é depressão? Como aparece?
A neurose depressiva se instala quando alguém busca dissipar a angústia de um conflito interno se auto-anulando ou primindo-se. Pode encontrar-se associado a sentimento de culpa ("peso de consciência") ou resultar de acontecimento traumáticos como morte de ente querido, separação matrimonial, perda de emprego, prejuízos materiais etc.

Neurose não é propriamente doença mental, mas desajuste emocional que ocasiona sofrimento mental, impedindo a de sentir-se bem consigo mesma e prejudicando o relacionamento com outras pessoas. O principal sintoma de uma neurose é a angústia, que surge como tentativa de resolver conflitos emocionais inconscientes ou relativamente conscientes. Embora possa haver algum comprometimento de raciocínio e conduta, a neurose não ocasiona desintegração da personalidade.

Sintomas de depressão
  1. ·         Esses sinais devem alertar para a possibilidade de depressão:
  2. ·         Sensação constante de angústia.
  3. ·         Tristeza que não passa.
  4. ·         Sentimento de culpa.
  5. ·         Sentimento de inutilidade.
  6. ·         Sentimento de que todos o desprezam.
  7. ·         Fazer tudo muito difícil. Pessimismo.
  8. ·         Perda de interesse por tudo, inclusive por coisas de que antes gostava.
  9. ·         Sensação de cansaço permanente.
  10. ·         Insônia ou muito sono.
  11. ·         Perda de apetite ou excesso de apetite.
  12. ·         Apoio em falsas muletas, como cigarro, bebida ou drogas.
  13. ·         lnquietacão, ansiedade ou irritabilidade.
  14. ·         Confusão mental.
  15. ·         Dificuldade para solucionar problemas que antes eram simples.
  16. ·         Dificuldade para decidir.
  17. ·         Perda de memória.
  18. ·         Dificuldade de concentrar-se em alguma tarefa.
  19. ·         Pensamentos de suicídio ou tentativa de suicídio.
  20. ·         Este último sinal é, sem dúvida, o mais grave e pode configurar uma depressão intensa, mal tratada. Não se deve, portanto, brincar com esse disturbio. Procurar um médico.


Preocupações em excesso.
Quando a mente é intensamente freqüetada por preocupações, sempre surge, em maior ou menor grau, tendênca a neuroses como a depressão, e diferentes efeitos físicos. A relação entre a mente e o corpo é estreita e sutil. Há muitas doenças produzidas ou agravadas por fatores psíquicos. Preocupar-se em demasia não trará soluções antecipadas. Só complica. Só faz mal ao corpo e à mente. Contagia até outras pessoas. Encarar com calma os problemas, buscando alternativas sábias, é ingrediente básico, simples, mas indispensável ao sucesso pessoal.

Envolvimento emocional com os problemas.
Não há quem esteja livre de passar por fases difíceis em sua vida. Freqüentemente somos forçados a encarar situações complicadas, até ameaçadoras. Hoje, especialmente em países do Terceiro Mundo, vivenciamos múltiplas crises. A carestia, a má distribuição de renda, o desemprego, a criminalidade, a violência, a insegurança e inúmeros outros problemas que se multiplicam impiedosamente, deixam o homem moderno com os nervos em destroços.

Cada um de nós reage de modo diferente diante dessas situações. Alguns são mais sisudos e conseguem driblar a maioria dos problemas sem grandes afetações emocionais. Outros são mais sensíveis e vulneráveis. Aquilo que representa motivo de ansiedade para um, pode não o ser para outro. Mas todos temos um limite a partir do qual a mente é prejudicada, e com ela a saúde toda. Quando a soma de preocupações, como as que resultam de problemas familiares, financeiros, profissionais etc., é significativa e constante, ultrapassando determinado limite, pode desenvolver-se a depressão.

Depressão e egocentrismo.
Em muitos, a depressão se aprofunda ao se considerarem vítimas, ficando com pena de si mesmos. "Ninguém me compreende. Meu sofrimento é incompreensível" — sentenciam. Melindram-se à toa, ofendem-se por qualquer motivo. Passam horas pesando toneladas de problemas, que olham com lente de aumento. Interiorizam-se num labirinto de preocupações. Sentem-se mal, tem-se mal, horrivelmente mal, inquietos, ansiosos, e não sabem explicar o porquê. Procuram em vão a resposta. Guiam-se por emoções e sensações que os levam a um oceano de angústia.

Enquanto ficarem centradas em si e nos seus sentimentos, essas pobres vítimas da depressão não conseguirão qualquer progresso. Só deslumbrarão treva.

A solução para suas mazelas é bíblica: amar o próximo. Desprender-se de seu mundo e procurar ajudar alguém. Enquanto pudermos amar, a vida continuará a ter sentido. Seremos felizes na proporção em que fizermos outros felizes.

Nunca se entregar.
Mesmo que as coisas estejam muito "pretas", você não deve se cansar de dizer, de si para si: "Isso é passageiro. Conseguirei superar mais essa crise. Superarei as que vierem depois, também. O fato de me angustiar não ajudará em nada. Pelo contrário, só tornará as coisas mais difíceis."

Manter-se sempre ativo.
Muitos se deprimem por estar inativos. Isso pode acontecer com aposentados e inválidos, ou donas de casa. Primeiramente, deve-se procurar uma ocupação útil: estudar línguas, desenho, música, escrever, pintar, fazer qualquer coisa, caminhar, passear, desviar a mente de si mesmo. Para quem se sente inútil o melhor remédio é procurar ajudar outras pessoas com alguma palavrinha de incentivo. "Você vai conseguir", "Coragem", "Isso acontece", Calma, que as coisas melhoram”, etc. são sentenças mágicas que fazem tanto bem a quem as profere quanto a quem as ouve.

Relaxar, descansar
Outros se deprimem por excesso de trabalho. Nesse caso, não há melhor saída: dispor-se a investir numa viagem amena e agradável, de férias. Tirar mais tempo para folga e atividades relaxantes, se não forem possíveis férias. Quem trabalha sem parar terá fatalmente de parar um dia, talvez em circunstâncias adversas. Não somos máquinas, e mesmo máquinas param...

Como reagimos ao defrontar dificuldades?
As dificuldades existem para todos: ricos, pobres, nobres, políticos, empresários, peões, homens, mulheres e crianças. A diferença reside na maneira como as pessoas lidam com seus problemas. Se nos envolvemos emocionalmente com eles, fica mais difícil achar soluções. O mais elevado nível mental que um humano pode atingir (e isso é bíblico) é o auto domínio, que lhe permite achar soluções sem se afligir, sem ansiedade.

Persistência sim. teimosia não.
Quando crianças, construímos castelos no ar. Muitas vezes, continuamos a perseguir objetivos impossíveis, teimosamente. Precisarmos tomar consciência de nosso real alcance, e não viver ansiosos por grandes consecuções. Podemos e devemos ambicionar metas elevadas, mas não é certo querer agarrá-las a qualquer custo. O sacrifício do bem-estar mental transforma qualquer "boa meta" numa obsessão doentia.

O melhor meio de ir avante é dar passos seguros e calmos. O risco de resvalar é tanto superior quanto maior for a pressa.

Problemas orgânicos afetando a mente.
Pesquisas comprovam a íntima associação entre processos mentais e físicos. Somam-se evidências cada vez mais claras de que nossas doenças podem em significativa parte ser produzidos por nossa cabeça, e que a saúde do corpo pode também afetar sensivelmente os processos mentais. Trata-se de uma relação recíproca.

Acreditam os estudiosos do naturismo que os grandes transgressores das leis da saúde podem mais facilmente desenvolver neuroses como a depressão. O uso e o abuso de açúcar seriam umas das causas.

Alimentação e depressão.
Acredita-se que a alimentação pode contribuir para o aparecimento da depressão. Também pode fazer o contrário, ajudando a superá-la. Como? Há excessos e deficiências na dieta que desequilibram o organismo, afetam seus humores e interferem na química cerebral.

Excesso de açúcar, por exemplo, provoca aumento e depois queda na glicemia. Constantes flutuações na glicemia têm efeito notável sobre o humor. Uma das primeiras providências dietéticas, portanto, é substituir o açúcar por frutas e um pouco de mel. Quantidades exageradas de sacarose (açúcar refinado) momentaneamente produzem sensação de "bem-esta'' mas depois geram desconforto.
Excesso de gordura e proteína também congestiona o metabolismo e pode afetar indiretamente o cérebro.

Recomenda-se evitar carnes gordas, frituras, café, alimentos gordurosos, guloseimas, doces, bebidas e lanches ligeiros. Adotar uma dieta frugal e saudável. Mastigar bem. Comer com prazer coisas saudáveis. Comer pensando no benefício do alimento.

O uso de suplementos vitamínico-minerais é recomendável. Levedura de cerveja, na dose de até quinze comprimidos de 500mg por dia (cinco em cada refeição) pode ser particularmente útil.

A geléia real é muito benéfica. Usar 2 a 4g por dia.

A L-tirosina, um aminoácido, associada à piridoxina, ou vitamina B6, permite ao cérebro sintetizar noradrenalina, hormônio que produz bom-humor e motivação. Estudiosos sugerem um comprimido, de manhã, em jejum, de 1000 mg de L-tirosina. Meia hora depois, um comprimido de complexo B. O triptofano também é indicado. Só utilizar sob permissão médica.

Plantas
Alecrim — Usado contra as dores de cabeça de origem nervosa, também é útil na depressão. Tomar o infuso das folhas e flores, duas a três xícaras ao dia. A propósito, numa publicação de 1550 (antiga como a colonização das Américas!), o Lytel Herball, lemos o seguinte a respeito dessa erva: "Coloque as flores num pano de linho, fervendo-as em água limpa; deixe esfriar e beba, pois ela é excelente contra todos os males do organismo.”
Catuaba — Age como tônico e afrodisíaco. Não usar em excesso. Não recomendado para pessoas "elétricas", mas para as desanimadas e deprimidas. Uma colher das de chá da planta para uma xícara de água. Ferver e filtrar.
Ginseng — Age como estimulante do sistema nervoso. A dosagem tradicional vem impressa no rótulo.
Alfafa — Uma colher das de sopa da planta seca para duas xícaras de água. Ferver e filtrar. Duas xícaras ao dia.

Em caso de sonolência, indicam-se estimulantes, alguns dos quais já mencionados, como catuaba, alfavaca, cravo, bardana, angélica e hortelã.

Havendo insônia, indicam-se fitoterápicos calmantes como casca de maçã, alfazema, camomila, erva-cidreira-verdadeira e mulungu. Os calmantes devem ser usados em dose pequena. Não mais que uma colher das de chá da mistura de plantas para cada xícara de água, por infusão (derramar água fervente sobre as plantas). Tomar uma ou duas xícaras por dia, aos goles. Um programa aplicável pode ser o seguinte: no período da manhã, tomar duas vezes a mistura de duas plantas estimulantes, e no período da tarde, a mistura de duas plantas calmantes. A cada dez dias trocar as plantas.

Fórmulas herbáticas contra a depressão
Segundo indicação de herboristas, as seguintes plantas, juntas, estimulam o funcionamento do cérebro e melhoram a capacidade de concentração:
  • Alecrim — Folhas, três partes.
  • Gengibre — Uma parte.
  • Botão-de-ouro (hidraste) — Raiz em pó, uma parte.
  • Pimenta-de-caiena — Pó, uma parte.
  • Salva — Folhas, três partes.

Como preparar: Totalizam-se nove partes. Cada parte corresponde a meia colher das de chá para 250ml de água fervente, que deve ser derramada sobre as ervas. Tomar ao longo do dia, divididos em três pequenas doses.

Outro famoso tônico cerebral é indicado por herboristas para acalmar a mente e promover a harmonia mental. A dosagem tradicional é a seguinte:
  • Alecrim — Folhas, quatro partes.
  • Botão-de-ouro (hidraste) — Raiz em pó, uma parte.
  • Coifa (Scutellaria lateriflora) — Pó, três partes.
  • Salva — Folhas, duas partes.
  • Valeriana — Raiz em pó, uma 1 parte.

Como preparar: Totalizam-se onze partes. Cada parte corresponde a meia colher das de chá para 250ml de água fervente, que deve ser derramada sobre as ervas. Tomar ao longo do dia, divididos em três pequenas doses.

* Os suplementos nutricionais são úteis em muitos casos. mas a indicação e a dosagem individual devem ser estabelecidas por um profissional especializado.
As plantas aqui citadas são empregadas por clínicas naturistas ou medicinas tradicionais, e as doses são também tradicionais. Lembrete: Não suprimir a orientação médica.


Nenhum comentário: